Seminário sobre o Pnaic no município exibe resultados do primeiro ano do programa na rede


O primeiro Seminário Municipal do Pnaic aconteceu no mês de março para expor os resultados da aplicação do programa na rede referentes a 2014. Nos estandes, portfólios exibiam imagens e trabalhos desenvolvidos com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental na área de matemática. Além do público, formado por professores e gestores, o evento contou com a presença do Prefeito Elvis Cezar e do secretário de Educação, Prof. Jailton Rodrigues.
As produções, assim como cartazes, expunham registros das aulas que foram desenvolvidas após formação de professores alfabetizadores, aplicada por professores e gestores formados pela Unicamp para isso. Ao todo, 178 professores passaram pela capacitação e o programa foi executado em todas as escolas com Ensino Fundamental I.
Clique aqui para visualizar as fotos

O PNAIC

O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo Federal que é captada pelos municípios, com objetivo de alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade, quando estão no final do 3º ano.
Dessa forma, ele apoia as escolas públicas em diferentes necessidades: com formação continuada de professores alfabetizadores, com cursos presenciais e bolsas de estudos, e com a distribuição gratuita de materiais didáticos e pedagógicos específicos para alfabetização.
Em fevereiro de 2014, após muitos esforços, Santana de Parnaíba passou a integrar o roll de municípios participantes da iniciativa. Logo, começaram as formações de orientadores, realizadas na Unicamp; depois, em agosto, aconteceu a aula inaugural do Pnaic, que reuniu gestores e professores para apresentar o programa, marcando o início da iniciativ. E, assim, divididos em oito pólos, 178 professores alfabetizadores foram formados para trabalharem a disciplina de matemática com base no PNAIC. A próxima disciplina a ser trabalhada, em 2015, será Língua Portuguesa.
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação