Tradicional Desfile Cívico de 07 de setembro realizado em Santana de Parnaíba leva para avenida a cultura e as tradições brasileiras


A Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou na segunda, 07/09, por meio da Secretaria de Educação o tradicional Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O evento contou com a participação de autoridades municipais e teve grande presença de público. O tema deste desfile foi “Cultura Popular Brasileira: Entre a Tradição e a Transformação” e todos os 69 colégios, além de instituições e secretarias parceiras somando 2.500 pessoas, passaram pela Avenida Tenente Marques na Fazendinha.

O evento teve início com os atos protocolares e logo a Banda Marcial Lyra entrou acompanhando o pavilhão das Bandeiras para executar os hinos nacional e municipal.  Em seguida, foram os homens do Exército, seguidos de representantes de todos os departamentos da Guarda Municipal Comunitária e dos jovens do Projeto Guarda Mirim que passaram pela avenida. Depois, foi a vez dos atletas e da fanfarra do Centro de Convivência do Idoso do município.

A passagem dos blocos temáticos começou com os alunos especiais dos Colégios Municipais Bem-Te-Vi, Girassol e das instituições parceiras Rainha da Paz, Aproex e do projeto de Educação inclusiva do Senai Suzana Dias que levaram para o público um pouco sobre brincadeiras e cantigas de roda, inaugurando a primeira etapa do desfile que tratou do subtema “folclore”.
 
A partir daí, dos alunos de Educação infantil ao ensino médio, todos os colégios da rede passaram pela avenida retratando aspectos tradicionais da nossa cultura. Além de “Folclore”, o desfile foi dividido entre mais três subtemas – “tradições”, “tradições e festas em Santana de Parnaíba”; e “Festas Populares no Brasil” – e em 23 blocos com direito a caracterização dos alunos e coreografias.
 
Dessa forma, o público pode ver desde os pequenos lobisomens, boitatás e curupiras dos colégios de Educação Infantil até os adolescentes que ilustraram as tradicionais festas do município, como Grito da Noite e Festa do Suru, com roupas e passos precisos entre muitas outras faces da nossa cultura que foram representadas com rigor e criatividade.
Clique aqui para visualizar as fotos 

Blocos do Desfile
 
I Parte: Folclore Brasileiro
Bloco I – Cantigas de Roda e Brinquedos   
Bloco II – Boitatá
Bloco III – Lobisomem
Bloco IV – Curupira
Bloco V – Uirapuru
Bloco VI – Lenda do Sol
Bloco VII – Saci-Pererê
II Parte: Danças e Tradições
Bloco VIII: Quadrilha
Bloco IX: Carnaval 
Bloco X - Frevo
Bloco XI: Maracatu 
III Parte: Festas Populares e Eventos em Santana de Parnaíba
Bloco XII: Drama da Paixão                     
Bloco XIII: Festa do Cururuquara                   
Bloco XIV: Festa do Suru                   
Bloco XV: Carnaval de Santana de Parnaíba                     
 Bloco XVI: Festa do Corpus Christi                     
Bloco XVII: Antigomobilismo           
IV Parte: Festas Populares no Brasil  
Bloco XVIII: Festival de Cinema de Gramado                    
Bloco XIX: Festa Congada
Bloco XX: Boi Bumbá                     
Bloco XXI: Procissão do Fogaréu                    
Bloco XXII: Marejada                    
Bloco XXIII: Festa Nacional da Uva
Parceiros                     
Bloco XXIV: Assistência Social, Esporte e Saúde                        
Bloco XXV: Instituições           
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação