Um desfile de 07 de setembro literalmente “histórico”!


Neste sábado de comemoração em todo país pelo dia da Independência do Brasil, a prefeitura de Santana de Parnaíba promove desfile cívico com as 68 escolas da rede municipal e um número de envolvidos que passa 3.500. O desfile será composto por 20 blocos que contarão “A evolução da Educação ao longo da história”, tema desta edição. Acontecerá a partir das 9h, na Av. Tenente Marques, bairro Fazendinha, com saída em frente ao Senai.
A parada vai fazer um resumo cronológico da Educação, retratando momentos de sua transformação ou de alguma relevância. Desde seu surgimento com a criação da escrita na Pré-história, passando por Grécia e Roma antigas, China e a invenção do papel, chegando ao Brasil com a Família Real e o ensino realizado pelos jesuítas, até a criação da União Nacional dos Estudantes – UNE e as perseguições sofridas por docentes e alunos na Ditadura Militar.
O diferencial desta edição está no figurino dos alunos. Eles receberam da prefeitura fantasia produzida por figurinista, especialista em desfiles carnavalescos, que reproduz a roupagem de cada período contado. “As roupas ricas em detalhes nos projeta especificamente a momentos históricos e nos faz reviver o esplendor do passado; cumpre com a proposta do desfile de nos levar à uma viagem pelo tempo” disse a Diretora do Colégio Reinaldo Santos, Carla Aparecida Gemmi, ao receber as fantasias de seu colégio.
Além das escolas, participarão do desfile as associações Rainha da Paz, Aproex, Fundação Eprocad, Projov, Centro de Convivência do Idoso, além dos alunos do Senai Suzana Dias e das Etec’s Professora Ermelinda Gianinni Teixeira e Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera. A Polícia Militar e a Guarda Municipal Comunitária também marcarão presença.
O evento é realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação, que se preocupou em manter o padrão de qualidade que tem sido observado por munícipes e servidores, com as melhorias conquistadas pela nova administração. Todo quadro docente recebeu 5% de aumento mais bônus de 10% do salário e passou a ganhar cesta básica. Há oito escolas em projeto para construção, novo plano de gestão, o “Gente que Educa”, que prevê formações para os professores e novo material didático, além do uniforme que começará a ser entregue a partir de 15 deste mês, totalmente reformulado, com qualidade superior ao que antes era fornecido.

Texto: Monyelle Braga
Notícias da Cidade
Publicado por: Secretaria Municipal de Educação