Publicado por: Monyelle Braga
É natural quando se fala em inclusão ver a palavra ser relacionada a pessoas deficientes, com alguma restrição física ou mental. Na escola, não costuma ser diferente, e a “inclusão” destina-se aos alunos nessas condições. No entanto, em Santana de Parnaíba, o conceito de Educação Inclusiva é interpretado pela Secretaria Municipal de Educação de uma forma mais abrangente. Incluir significa envolver todos os alunos com Necessidades Educacionais Especiais que, em função delas, ficam destacados de grupos, nas atividades e nos ambientes que compõem a comunidade escolar.
E a expressão “Necessidades Educacionais Especiais” refere-se também as limitações de aprendizagem provocadas ou acentuadas por fatores diversos, ligados a aspectos sociais, econômicos, culturais, familiares ou mesmo ao popular bullying.
Essa idéia sobre inserção começou ser trabalhada na rede de ensino pela Equipe de Apoio à Inclusão, criada este ano, através de formações para todos os profissionais da Educação. O curso De Olho na Diversidade integra um plano de ações voltadas ao desenvolvimento de uma Educação verdadeiramente inclusiva que junto de outro plano de ações educacionais, o Gente que Educa, formam o Plano de Gestão da Educação no município.
Projeto De Olho na Diversidade
Durante todo o primeiro semestre de 2013, foram realizados encontros na Secretaria Municipal de Educação com funcionários da área para falar sobre o tema Inclusão. As ocasiões integram parte do primeiro módulo de formação prevista no programa.
Inicialmente, a formação será realizada em três módulos executados em dois encontros de quatro horas para cada turma. Os grupos são formados por diretores, assistentes de direção e outros funcionários, separados pela modalidade de ensino do seu colégio: colégios de Educação Infantil, Colégios de período integral e colégios de Ensino Fundamental e Médio.
No entanto, o sucesso da iniciativa observado pela equipe responsável, prenuncia a possibilidade de, no futuro, serem acrescentados mais “capítulos” ao curso. Afinal, a equipe, representando a secretaria, persegue o objetivo de promover uma educação que faça transformações na sociedade, e até que a postura inclusiva tomada no ambiente escolar possa incorporar o comportamento social do município, a formação será continuada.
 
Módulo I
O primeiro módulo teve como objetivo geral a promoção de atividades para sensibilizar os cursistas sobre diversidade e provocar reflexões acerca das condições de acessibilidade no ambientes em que trabalhamos, as escolas. Dentre os temas discutidos e reflexões propostas estiveram “Cultura de Exclusão” e a necessidade de mudança desse paradigma, “Características de uma escola e sala de aula inclusivas”, “Inovação no trabalho tendo a diversidade como parâmetro” e “investigação das condições de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal” com objetivo de criar um ambiente inclusivo.
A formadora a frente dos encontros, é professora universitária há 14 anos e especialista no assunto. Antonia Maria Nakayama atua na Educação pública há mais de 30 anos e com sua assessoria tem prestado apoio à equipe de Inclusão da Secretaria na elaboração do plano de ações para Educação Inclusiva.
Educação Inclusiva