Publicado por: Monyelle Braga
Como seu nome sugere, o setor desenvolve projetos voltados ao treinamento esportivo em âmbito escolar. Ou seja, aborda o esporte com mais precisão e aprofundamento que as aulas de Educação Física, mas ao contrário do comum, também não pertence à Secretaria Municipal de Esporte. Por isso o nome “Esporte Educacional”.

São realizações desse setor:

Atletismo Escolar
Tendo em vista a visibilidade que o cenário esportivo brasileiro adquiriu tornando-se sede da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e das Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016, vislumbrou-se o ensejo para a criação de um projeto para identificar e revelar talentos natos entre nossos alunos nas diversas modalidades do Atletismo e ainda proporcionar-lhes a oportunidade de ingressar em Universidade, por meio de bolsa estudantil garantida pelo bom desempenho no projeto. O plano de ação prevê a seleção de 30 alunos com perfil para a modalidade realizada pelo professor de Educação Física do colégio que passam a ser treinados no contra turno das aulas em espaço próprio, por equipe especializada, além de receberem auxílio transporte, lanche e uniforme. Os alunos atletas disputam o Campeonato Estadual Escolar realizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e Federação Paulista de Atletismo.
P.A.E.B
O Programa de Avaliação de Exames Biométricos, P.A.E.B, foi criado em 2009 com o intuito de controlar o Índice de Massa Corporal dos alunos e dessa forma sua saúde. Uma planilha padrão fornecida aos colégios colhe dados importantes que são tabulados e inseridos em um controle usado como ferramenta norteadora e para intervenções, se necessárias, pelo setor de Nutrição da Merenda Escolar. A Secretaria Municipal de Saúde também se utiliza do controle para a execução eficiente do Programa Saúde Escolar contra a obesidade infantil. 

Jogos Colegiais
Os Jogos Colegiais, inicialmente chamados de “Escolares” são realizados desde 1997 e chegam. A principal finalidade dos jogos é a sociabilização/integração dos alunos da rede, que associada ao espírito olímpico e ao pensamento esportivo naturalmente desenvolve a consciência e a prática cidadãs.
Esporte Educacional