de Santana de Parnaíba
PREFEITURA
Sobre o Investe Parnaíba | Cadastre-se | Fale Conosco
SEMEDES - Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social
Avenida Tenente Marques, 5720, Fazendinha - Santana de Parnaíba - SP - CEP.06528-001 - PMSP - fone: (11) 4622-8250
PORQUE INVESTIR EM SANTANA DE PARNAÍBA
Santana de Parnaíba dispõe de núcleos empresariais, comércios e serviços dos mais diversificados da região metropolitana de São Paulo.

Detém um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no contexto regional e nacional, pela infra-estrutura e qualidade de vida que oferece à população.

O município conta com um importante aparato legal de incentivos fiscais, que facilitam e estimulam a implantação e crescimento das empresas, destacando-se como principal incentivo, a lei que dispõe sobre a instalação de novas unidades empresariais.

A desburocratização do processo de abertura de novos negócios é atrativa, assim como sua disponibilidade de áreas industriais e comerciais.

Ainda possui universidade, escolas profissionalizantes, além de oferecer cursos de qualificação profissional voltados para atender o mercado de trabalho.

Mesmo com o grande avanço empresarial, o município defende a preservação ambiental em vastas áreas verdes protegidas com cerca de 70% da mata atlântica intocável, além de abundante flora e fauna, com nascentes que abastecem vários córregos de água cristalina.
LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

O município de Santana de Parnaíba é considerado um dos principais polos empresariais da Grande São Paulo, devido a sua localização privilegiada e estratégica: além da proximidade com o município de São Paulo, está inserido entre as rodovias Castelo Branco e Anhanguera, com fácil acesso pelo Rodoanel, via que liga as principais estradas da zona Oeste do Estado de São Paulo.

Esse fato se confirma pelo numero crescente de novas indústrias optam por Santana de Parnaíba, atraídos pela facilidade de transporte e escoamento da produção.

Santana de Parnaíba conta com helipontos e é servida por uma malha viária que interligam com rapidez e segurança, aos aeroportos de Congonha, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroportos de Jundiaí e Viracopos, que estão bem próximos ao município, e são considerados alternativas viáveis para absorver o tráfego dos aeroportos da capital paulista.
AEROPORTOS
Aeroportos: Distância de Santana de Parnaíba.


Aeroporto Internacional de Congonhas (São Paulo)
Distância da cidade: 41 km

Aeroporto Internacional Gov. André Franco Montoro - Cumbica (Guarulhos)
Distancia da cidade: 62 km
Aeroporto Campo de Marte (São Paulo)
Distância da cidade: 41 km
Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas)
Distância da cidade: 101 km
Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí)
Distância da cidade: 65 km
RESERVAS AMBIENTAIS
Informação sobre licença ambiental acesse o link abaixo:
www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/meioambiente

Questões Ambientais: Morro do Vuturuna, Cruzeiro, Reserva Tamboré, Gênesis
Cravada na fronteira de Santana de Parnaíba com Pirapora do Bom Jesus, a Serra do Voturuna se estende por aproximadamente onze mil quilômetros quadrados, alcançando 1.206 metros de altitude em seu ponto mais alto. Possui um relevo de embasamento quartzito e abriga um considerável remanescente de mata atlântica em suas encostas. Em agosto de 1983, temendo que as mineradoras dizimassem a serra, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) tombou o Voturuna, a fim de preservar suas áreas públicas e privadas.
MERCADO DE TRABALHO
Para os Empresários de Santana de Parnaíba e região, o município disponibiliza através da SEMEDES - Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social dois postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para captação de vagas e encaminhamentos de candidatos para entrevistas e dinâmicas.

O serviço é oferecido com objetivo de auxiliar o empresário na busca de mão de obra qualificada, suprindo assim as necessidades das empresas e ao mesmo tempo inserindo o munícipe no mercado de trabalho.

Alem desses serviços temos também CIEE, responsável pela formação técnico – profissional de jovens, onde amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. O empresário, por sua vez, além de cumprir sua função social, contribuirá para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho e com visão mais ampla da própria sociedade.

SEMEDES:
PAT Centro – Tel: (11) 4622-7150 / e-mail: pat.centrohistórico@gmail.com
PAT Fazendinha – Tel: (11) 4156-3600 / e-mail: pat.fazendinha@gmail.com
CIEE Fazendinha – Tel: (11) 4622-8250 / e-mail: telecentro.parnaíba.@gmail.com
CURSO DE QUALIFICAÇÃO
Com a competitividade do mercado de trabalho, a SEMEDES - Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social está engajada nas mudanças tecnológicas, buscando alternativas dentro do município para atender empresários e munícipes, disponibilizando vários cursos de qualificação profissional todos gratuitos on line:

SEMEDES:
Telecentro Fazendinha – Tel: (11) 4622-8250 / e-mail: telecentro.parnaíba.@gmail.com
CIEE Fazendinha – Tel: (11) 4622-8250 / e-mail: telecentro.parnaíba.@gmail.com

QUALIDADE DE VIDA
O Município de Santana de Parnaíba oferece boas condições de vida a sua população, a expectativa de vida é alta, possui baixa taxa de mortalidade infantil, cidade segura para se morar, trabalhar e viver.

O município apresenta um dos melhores desempenhos nacionais em relação às condições de vida da população. Segundo último ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, IDH-M, Santana de Parnaíba é a sétima no Estado de São Paulo em qualidade de vida e a segunda da região metropolitana. O desenvolvimento social e econômico da cidade tem atraído cada vez mais pessoas para o município em busca de qualidade de vida.

Por conta disso, nos últimos anos, foram construídos diversos empreendimentos imobiliários na cidade. Hoje, Santana de Parnaíba concentra um grande número de condomínios residenciais de alto padrão localizados, em sua maioria, nos bairros de Aldeia da Serra, Alphaville e Tamboré.

PORTOS

Portos Secos
- Existem 28 Portos Secos no estado de São Paulo
• 2 em Campinas
• 1 em Franca
• 1 em Ribeirão Preto
• 4 em Santos
• 1 em Guarujá
• 1 em Jacareí
• 3 em São Paulo
• 2 em Guarulhos
• 2 em São Bernardo do Campo
• 1 em Suzano
• 1 em Santo André
• 1 em Barueri
• 1 em Sorocaba
• 1 em São José do Rio Preto
• 1 em Taubaté
• 1 em Jundiaí
• 1 em Piracicaba
• 1 em São Sebastião
• 1 em São Carlos

Porto Marítimos
Porto de São Sebastião, Porto de Santos:

 

Hidrovia Tietê-Paraná

 

TRANSPORTE
Rodoviária Central:
Operando com as seguintes, companhias de transporte coletivo.

- Himalaia
- Urubupungá
- Benfica
 
- Viação Caieiras

- Viação Osasco

ENERGIA
Santana de Parnaíba, conta com várias subestações de energia elétrica, as quais se distribuem por vasta rede de linhas de distribuição aéreas e subterrâneas, possibilitando o aumento da capacidade de fornecimento de energia, permitindo assim o desenvolvimento da região, criando condições favoráveis para que novas empresas  se instalem na cidade.
TELECOMUNICAÇÃO
Telecomunicações
Centros telefônicos, capacidade de terminais e Speedys existentes em Santana de Parnaíba.
Centro de Fios Acessos Fixos em Serviço Capacidade Total de Terminais Acessos Públicos (TUP) Planta Speedy
Em Serviço Capacidade Disponível
Santana de Parnaíba II 12.109 20.248 102 4.424 5.181 757
Castelo Branco 605 8.890 43 134 688 554
Colinas de Anhanguera 1.734 2.963 34 683 863 180
Divisa 3.068 9.964 76 1.271 1.313 42
Santana de Parnaíba 5.185 11.847 181 1.476 1.551 75
Vau Novo 10.036 17.616 223 1.722 1.887 165
Total Santana de Parnaíba 32.737 71.528 659 9.710 11.483 1.773
ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Em parceria com o governo estadual, Santana de Parnaíba busca suprir a necessidade de qualificação de mão de obra por meio de duas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais), disponibilizando cursos nos ensino médio e técnico.

Etec - Profª Ermelinda Giannini Teixeira. Rua Fernão Dias Falcão, 196 - localizada no Centro Histórico de Santana de Parnaíba.
Etec - Bartolomeu Bueno da Silva - Anhanguera. Av. Tenente Marques, s/n - localizada no bairro da Fazendinha.
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, desde 2003 em Santana de Paranaíba com mais de 20 cursos de educação profissional e apoio às empresas por meio da formação de Recursos Humanos e da prestação de serviços de assistência ao setor produtivo, de laboratório, de pesquisa aplicada e informação tecnológica.
SESI - Serviço Social da Indústria, que presta assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país por meio de serviços nos campos da educação, saúde, lazer, esporte, cultura, alimentação entre outros.
ENSINO SUPERIOR

UNIP - Universidade Paulista, para atender a demanda por ensino superior, localizada em Alphaville, oferece diversos cursos tradicionais de graduação e pós-graduação que contribuem com o desenvolvimento científico e tecnológico da região.
CULTURA
Santana de Parnaíba é referencia quando o assunto é a preservação do patrimônio histórico. Com suas construções coloniais, a cidade possui o centro histórico mais próximo da capital e concentra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do estado, alem de sua relevância cultural que chamam a atenção de turistas de diversas localidades para apreciar os eventos que acontecem no decorrer do ano como: Carnaval, Drama da Paixão, Festa do Cururuquara, Corpus Christi, Encontro de Antigomobilismo, Festa da Padroeira Santa Ana, O aniversário da Cidade e o tradicional Presépio e Cantatas de Natal.
LAZER
Santana de Parnaíba é uma excelente opção de lazer, nas tardes de domingo acontece Música na Praça, tem também a tradicional feira de artesanatos, com diversas barracas onde se comercializa uma infinidade de produtos artesanais, área para alimentação, bares e restaurantes locais.

Para quem gosta de curtir a natureza há diversos pesqueiros, Clubes, Camping, Chalés, Pousadas e Hotéis.

Santana de Parnaíba faz parte do roteiro dos bandeirantes, do Caminho do Sol e o Circuito de Taipa de Pilão, ambiente agradável, passando por áreas rurais. O caminho começa em Santana de Parnaíba e termina em Águas de São Pedro.
EDUCAÇÃO
Nos últimos anos a administração investiu seriamente na qualidade do ensino oferecido nas escolas da cidade. Os professores participam constantemente de cursos de capacitação para sempre aprimorar a qualidade do estudo oferecida aos alunos.

O município tem hoje 68 escolas municipais, 06 particulares e uma universidade.
SAÚDE
Com a municipalização da saúde, foi possível alcançar um dos melhores índices da região, contemplando diversas especializadas médicas, destaca-se o setor de hemodiálise, único da região, que proporciona também o atendimento a outros municípios.
MODERNA INFRAESTRUTURA
Santana de Parnaíba, parte da metrópole paulistana ao longo dos últimos anos investiu em infraestrutura, atraindo empresas de pequeno, médio e grande porte nos mais diversos seguimentos, alavancando o desenvolvimento do município.
MEIO AMBIENTE
Nosso município tem o privilégio de estar cercado por muito verde, ar puro e lindas paisagens. Contamos ainda, com boa parcela de vegetação remanescente do bioma Mata Atlântica em estágios médios e avançados de regeneração, compostas por área de proteção ambiental e diversas áreas de preservação permanente.