Compartilhar Santana de Parnaiba, 12 de Março de 2012

Santana de Parnaíba chega a um total de 200 espécies de aves catalogadas na cidade

A Corujinha-sapo foi avistada por um morador no bairro de Aldeia da Serra

Santana de Parnaíba atingiu, recentemente, um total de 200 espécies de aves avistadas no município. As duas últimas descobertas foram a Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) e o Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) – dois pássaros raros e sem precedentes de ocorrência na região, que foram localizados em Aldeia da Serra.
As espécies foram identificadas pelo observador de aves e morador de Aldeia da Serra Rafael Milani, que encaminhou as fotos para a Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Meio Ambiente (SMPRMA). Depois de devidamente checadas junto ao Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), as duas aves foram incluídas na listagem elaborada pelos biólogos do Departamento de Meio Ambiente.
Até o mês de setembro de 2011, o setor registrava 197 espécies de aves em Santana de Parnaíba. A 198ª foi uma Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) –, localizada no bairro Sítio do Morro. O seu registro foi o mais próximo da capital do estado de São Paulo observado até o momento. Cabe ressaltar que esse grande predador está na lista de animais ameaçados de extinção.
O número de 200 espécies registradas na cidade é muito significativo, pois representa mais de 20% das aves presentes em todo o estado de São Paulo. Isso mostra que o município conta com uma das maiores diversidades de Avifauna da Grande São Paulo. Essa expressiva quantidade pode aumentar, ainda mais, pois o trabalho de levantamento da fauna municipal, realizado pelos biólogos da Prefeitura, é um processo contínuo.

Saiba mais sobre as espécies encontradas

Corujinha-sapo
A Corujinha-sapo (Megascops atricapilla) mede cerca de 24 cm de comprimento. No período noturno, ela caça insetos, répteis e pequenos mamíferos na folhagem ou no solo. A ave vive no interior de florestas densas, embora ocorra, também, em bordas de florestas e áreas urbanas densamente florestadas. Ela tem o hábito de dormir durante o dia em cavidades naturais ou na densa vegetação. O pássaro possui uma vocalização muito semelhante aos sapos, o que explica o seu nome popular.

Beija-flor-dourado
O outro pássaro encontrado - o Beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) - alimenta-se do néctar de várias flores, come pequenos insetos e possui o corpo verde com tons dourados, sendo o papo levemente alaranjado e o bico vermelho, com a ponta negra. Trata-se de uma espécie mais comumente encontrada na porção Oeste do país, como cerrado e pantanal. A ocorrência da espécie em Santana de Parnaíba corresponde a um dos registros mais a Leste de todo o Brasil onde a pequena ave pode ser encontrada.

 


Créditos
Texto: Alessandra Oliveira Mtb: 33.655
Foto: Rafael Milani
Beija Flor Dourado: O Beija-flor-dourado é uma espécie rara e sem precedentes de ocorrência na região

Foto
: Amarildo Jordão
Corujinha sapo: A Corujinha-sapo foi avistada por um morador no bairro de Aldeia da Serra