Compartilhar Santana de Parnaiba, 21 de Março de 2012

Jovens correm por oportunidade de ouro na peneira profissional do Santos FC em Santana de Parnaíba

Durante os dois dias de teste, cerca de 400 jovens, nascidos entre 1995 e 2002, participaram da peneira do Santos FC realizada em Santana de Parnaíba

O Campo Municipal de Santana de Parnaíba, localizado no bairro Campo da Vila, foi palco, nos dias 20 e 21 de março, da peneira profissional de um dos maiores times do Brasil, o Santos FC. A ação, que teve apoio da Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL) e do Grêmio Esportivo Santana de Parnaíba (GESP), foi organizada pela empresa World Soccer Brasil, empresa licenciada pela FIFA, voltada para este tipo de seleção, cuja sede é no bairro de Alphaville, em Barueri. Além da equipe da World Soccer Brasil, integrantes da comissão técnica do clube da baixada santista, como o observador técnico do “Peixe” Ricardo Crivelli, também participaram da peneira.
Durante os dois dias de teste, cerca de 400 jovens nascidos entre 1995 e 2002, ou seja, de 10 a 17 anos, participaram daquilo que pode transformar-se na grande oportunidade de suas vidas. “É a chance de um menino desses mudar de vida e garantir um futuro melhor para sua família. Hoje, o futebol proporciona uma ascensão muito rápida”, observa o agente FIFA da World Soccer Brasil Estevão Luís Bei.
Mas não é tarefa fácil, nem para quem escolhe, nem para quem almeja uma vaga. “O que fazemos é um verdadeiro trabalho de garimpo, tentamos achar um diamante aqui, outro ali. Buscamos talentos para todas as posições, mas têm algumas, como a lateral esquerda, que são mais carentes no futebol, não só brasileiro como mundial. E se encontrarmos aqui jogadores que reúnam virtudes que a posição exija, eles vão para um período de adaptação de 10 dias nas categorias de base do Santos. Se forem bem nesse período, podem ser selecionados e continuar no time”, pontua Estevão.
Entre dezenas de jogadores, um veio de longe para encarar o desafio. Trata-se do meia atacante João Vitor Cardoso, de 14 anos, que encarou três horas de estrada com o primo e o tio e deixou a distante cidade de Cruzeiro, no interior do estado, para testar sua habilidade. “Essa é a primeira peneira que disputo e que eu acho que vai valer a pena mesmo. É tudo muito profissional. Estou confiante e espero que possa ser aprovado”, disse o fã de Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e, é claro, Neymar.
Outro participante da peneira é o parnaibano Pedro Henrique Moura Gomes, de 15 anos, que treina na escolinha de esportes da SMAFEL, desde os sete anos. O atacante já fez parte da equipe de base do Internacional (RS), do Nacional (SP) e do Marília. “Essa peneira está sendo diferenciada, muito profissional. Eu fui bem, espero que possa passar, pois meu sonho é ser profissional do Santos e oferecer um futuro melhor para a minha família”, torce Pedro, que se espelha em Romário e Cristiano Ronaldo.
Os nomes dos jogadores aprovados serão divulgados na quarta (28/03), nos sites oficiais da World Soccer Brasil (www.worldsoccerbrasil.com) e do Santos www.santosfc.com.br.  João, Pedro e outras centenas de jovens promessas vão passar o final de semana na expectativa. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL) e no Grêmio Esportivo de Santana de Parnaíba (GESP), pelo telefone 4622-8650.
           


Créditos
Texto: Arlindo Junior – Mtb 37.340
Fotos: Zegue Sales