Secretaria de Saúde alerta sobre surto de Sarampo durante as férias de inverno

Famílias que costumam viajar para países da Europa e América Latina nas férias de inverno devem se precaver contra o surto de sarampo e rubéola nestes países. Doenças foram erradicadas no Brasil em 2016


Santana de Parnaiba, 01 de julho de 2017
Prefeitura de Santana de Parnaíba alerta sobre o surto de sarampo em países da Europa e América Latina

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde faz um importante alerta para as famílias que, devido as férias de inverno, realizam viagens para os países da Europa e da América Latina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde países do continente europeu como Portugal e Espanha, e da América Latina, no caso da Argentina estão com casos de surto de sarampo, com óbitos em crianças menores de um ano de idade e adultos com idades entre 20 a 27 anos que não foram imunizados contra essas doenças.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, entre janeiro de 2016 até maio deste ano não foram encontrados casos da doença no Brasil, que recebeu o certificado de erradicação para as doenças exantemáticas (Rubéola, Sarampo e Síndrome da Rubéola Congênita). Entre 2013 a 2015 foram 1310 o número de casos no país (veja quadro).
Porém, a preocupação é que, brasileiros que passam férias fora do país, possam contrair a doença e trazê-la para o Brasil no segundo semestre deste ano, podendo ocorrer em vários estados, principalmente com a chegada de estrangeiros, possibilitando o retorno da doença ao país. Entre elas, o sarampo é a que mais preocupa, por ser uma doença infecciosa aguda, com natureza viral grave, além de ser extremamente contagiosa, pois acarretam complicações que podem agravar a doença, podendo ser fatal em crianças menores de 01 ano.
Para evitar que isso ocorra, a Secretaria de Saúde recomenda que os moradores que pretendam viajar nesta época do ano, procurem a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina contra o sarampo e a rubéola. Mas informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4154-6146 de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.


Créditos:
Fotos: Ilustrativa
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101



Notícias