Complexo Cultural Museu Anhanguera e Casarão Monsenhor Paulo Florêncio de Camargo


Santana de Parnaiba, 02 de outubro de 2017
Fachada do Complexo Cultural formados pelo museu Anhanguera e Casarão Monsenhor Paulo Florêncio de Camargo.

O espaço é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) contém ambientes audiovisuais, que mostram as comidas típicas e as festas tradicionais da cidade, uma sala de projeção onde o visitante poderá conhecer a história da fundação de Santana de Parnaíba.
Os visitantes também poderão conferir informações sobre às manifestações culturais parnaibanas: do carnaval às manifestações religiosas, bem como a importância do Samba de Bumbo, além de objetos do cotidiano da vila (roca, ralador de mandioca, tábua de lavar); colunas de madeira; ferragens; cabeções; muxarabi (ou muxarabiê), e obras do beneditino Agostinho de Jesus.

Localizado no Largo Matriz, nº 09, Centro Histórico, o Complexo Cultural funciona de terça a sexta, das 08h00 as 17h00 e aos sábados e domingos das 11h às 17h. O espaço oferece visitas monitoradas e atendimento aos grupos e os visitantes poderão aproveitar o passeio na cidade para conhecer a gastronomia da região nos restaurantes localizados nas proximidades da Praça 14 de Novembro, rua Bartolomeu Bueno e na rua Coronel Raymundo, além de hospedagem na Rua Santa Cruz e outros pontos turísticos gratuitos na cidade. Mais informações no telefone: (11) 4154-2700.

Fotos: Fabiano Martins
Texto: Sidnei Rodrigues


Notícias