Prefeitura em parceria com a Vá de Cultura implanta guia turístico online por meio de QR Codes

O município é o primeiro a receber o projeto tecnológico que apresenta informações históricas em tempo real


Santana de Parnaiba, 02 de junho de 2017
Santana de Parnaíba é a primeira cidade do Brasil a receber o QR Code Cultura e Turismo

Na última segunda feira, 29/05, a Prefeitura por meio da Secretaria municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Vá de Cultura, realizou no Cine Teatro Coronel Raymundo o lançamento do QR Code Cultura e Turismo.
O projeto Cultura e Turismo funciona por meio de pequenas placas de Acrílico, fixadas nas fachadas dos casarões históricos. Cada placa tem um QR Code impresso, e por meio deste código o usuário tem acesso a informações sobre as características arquitetônicas de um imóvel, a descrição de um monumento histórico, pontos turísticos ou dados sobre um determinado ponto gastronômico, cada placa tem uma cor e cada cor representa um tipo de informação.
As placas amarelas, por exemplo, estão fixadas nas paredes dos restaurantes e bares do Centro Histórico, elas trazem informações sobre o tipo de comida que o estabelecimento serve, sobre a história daquele local e sobre a faixa de preço. As verdes são fixadas nos pontos turísticos, casarões e contam a história de cada casa, mostram informações sobre a arquitetura e descrevem os detalhes de determinada atração turística da cidade. As placas azuis estão nos imóveis que abrigam centros culturais e pontos de cultura, elas apresentam informações sobre esses locais e fala um pouco sobre o acervo artístico presente em cada um desses pontos. Já as roxas contam a história dos personagens históricos que dão nome às ruas do Centro Histórico.
O QR Code foi desenvolvido pelo Vá de Cultura, sob a coordenação do Diretor Criativo Luiz Paulo Pachella, e do diretor Multimídia Denner Morais em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e contou com a ajuda da historiadora Agacir Eleuterio, a escritora Isis Bastianon e o morador do centro histórico Pedro Braga.
Para acessar os dados de cada placa por meio dos códigos, é necessário que o usuário tenha o aplicativo do QR Code instalado em seu aparelho celular, e tenha acesso à internet móvel. O sistema oferece recursos para os deficientes visuais.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Sidnei Rodrigues

Notícias