Prefeitura disponibiliza vacinas contra a Febre Amarela em todas as unidades do município

 


Santana de Parnaiba, 07 de dezembro de 2017
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades do município

Com o objetivo de dar continuidade a campanha de imunização da população contra a febre amarela, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, desde a última semana, já estão disponíveis doses da vacina em todas as unidades de saúde do município.
A medida visa facilitar o acesso dos moradores a vacina, evitando deslocamento dos moradores a outros bairros para serem medicados. Na ocasião, podem ser vacinadas pessoas maiores de 9 meses de idade e que não estiverem no grupo das contra-indicações da vacina, conforme protocolo do Ministério da Saúde, comparecendo a unidade de saúde mais próxima, levando a carteirinha de vacinação. A vacina contra a febre amarela é dose única, portanto, quem já foi vacinado não necessita tomar outra dose.
A secretaria de saúde já imunizou mais de 87 mil pessoas contra a doença, que se trata de uma ação preventiva, já que no município não foram registrados casos de febre amarela até o momento.

Sobre a Febre Amarela

A febre amarela é uma infecção viral transmitida pelo mosquito haemagogus, que vive nas regiões de mata. As pessoas infectadas apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos, podendo também chegar a ter calafrios, fadiga, febre ou perda de apetite, pele e olhos amarelados ou sangramento. Os casos mais graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais. (fonte: www.saude.gov.br/febre-amarela)

Quem não pode tomar a vacina?

  • Pessoas com imunossupressão secundária à doença ou terapias
  • Pessoas imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia ou corticoides em doses elevadas)
  • Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou modificadores do curso da doença
  • Transplantados e com doenças oncológicas em quimioterapia
  •  
  • Pessoas com reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica
  • Reação alérgica grave ao ovo
  • Viajantes que se dirigirão a áreas com recomendação de vacina e nunca receberam nenhuma dose do mesmo.

Créditos:
Foto ilustrativa
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Notícias