Prefeitura realiza restauração do maior patrimônio histórico da cidade

Este projeto tem como objetivo a recuperação dos danos sofridos pela igreja ao longo do tempo


Santana de Parnaiba, 05 de abril de 2017

As obras de restauração da Igreja Matriz começaram pela área externa e em seguida a área interna também receberá melhorias

       A prefeitura de Santana de Parnaíba foi contemplada, no final do ano passado, com uma verba para a manutenção de um dos seus mais valiosos patrimônios históricos: a Igreja Matriz. Todo o trabalho que está sendo realizado tem o intuito de manter as características originais da construção e tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo.
O valor destinado à restauração foi obtido após a aprovação do projeto “Santa Ana preservação da Cultura e da Fé”, enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ao Fundo dos Interesses Difusos (FID), que é administrado por um conselho gestor das secretarias Estaduais e presidido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania.
 Este projeto tem como objetivo geral a recuperação dos danos sofridos pela Igreja ao longo do tempo, por meio de ações de restauro, conservação, preservação da edificação e implantação do conceito de zeladoria do patrimônio.
Patrimônio histórico – Projeto de Zeladoria
             A igreja é tombada pelo Conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do estado (CONDEPHAAT) desde 1982 e considerada o marco mais importante do município. Seu modelo atual de edificação existe desde 1892. Porém, de acordo com registros histórico, em 1560 foi erguida a primeira capela da cidade, dedicada a Santo Antônio, e em 1610 foi construída uma capela dedicada à Santa Ana.
Pensando em conservar esse patrimônio, a Secretaria de Cultura e Turismo convida a população para o 2ª Encontro do Projeto de Zeladoria, Ação Cultural e Educativa, que acontece no dia 11 de Abril às 14h no Cine Teatro Coronel Raymundo, na Rua Suzana Dias, nº300 - Centro Histórico.
Sob o tema “No que consiste trabalhar com o patrimônio cultural e o que é conservação, restauro e zeladoria”, o evento integra o projeto de Conservação e Restauro da Igreja Matriz. Informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo telefone 4154-6251 ou 4622-8700. 


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Sidnei Rodrigues

Notícias