Fundo Social de Solidariedade promove evento em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres

O evento homenageou mulheres que fizeram a diferença no município


Santana de Parnaiba, 09 de março de 2017

O evento realizado no espaço Savana premiou mulheres que se destacaram no último ano na execução de projetos sociais

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, promoveu uma cerimonia de homenagem às mulheres que se destacaram no último ano na execução de projetos sociais, e na gestão pública.
A premiação, intitulada “Eu faço a diferença”, aconteceu no dia 08 de março, data que comemora o Dia Internacional das Mulheres, no evento as homenageadas assistiram um vídeo em comemoração a data, uma apresentação de dança e receberam um prêmio da mão da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Selma Cezar.
“Receber um prêmio como esse, em uma data como está, é muito gratificante, e saber que somos a diferença nos faz querer ir além. Passei por momentos na vida de transformação e tive que ser forte e vencer esses obstáculos. Todas as mulheres devem saber que nós mulheres somos capazes de fazer e vencer o que quisermos, pois somos mais fortes do que imaginamos.” Comenta a homenageada Heloisa Dias.
As convidadas puderam interagir em um local especialmente dedicado à mulher, montado no Espaço Savana para celebra a data e parabenizar todas as mulheres da cidade e ainda desfrutaram de um Buffet promovido pelo próprio Fundo Social de Solidariedade.

A data
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Sidnei Rodrigues

Notícias