Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A acontece em todas as Unidades de Saúde

Ações de vacinação tem o objetivo de erradicar casos da doença no município. Campanha vai até o dia 26/05


Santana de Parnaiba, 20 de abril de 2017
O objetivo da Secretaria de Saúde é igualar a meta de 2016 onde foram imunizados 100% dos pacientes do grupo de risco

Na última segunda-feira, 17, começou em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1, também conhecido como Influenza A. E com o objetivo de proteger a população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já começou a realizar os trabalhos de imunização.

            Nesta semana os profissionais que atuam nas unidades de saúde dos serviços públicos e privados, e pessoas a partir dos 60 anos, começaram a ser imunizados. Na próxima segunda, 24/04, será a vez das gestantes, puérperas (mulheres que se encontram no período de pós-parto até os dois primeiros meses de vida do bebê) e crianças com idade entre 06 meses até menores de cinco anos. No dia 02/05 a vacinação será estendida para pessoas com comorbidades (doenças respiratórias crônicas, como bronquite e asma) e, a partir do dia 08/05, serão adicionados a este grupo os professores que atuam na rede pública e privada de ensino.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta da campanha, assim como no ano passado, é imunizar 100% dos pacientes que fazem parte do grupo de risco. Em 2016 foram vacinados (10.376 Crianças, 2.701 gestantes, 2.015 puérperas e 9.407 idosos).

Dia D
No dia 13 de maio (sábado), no horário das 08h às 17h, todas as UBS´s (Unidade Básica de Saúde), USA´s (Unidade de Saúde Avançada), além das USF´(Unidade de Saúde da Família) dos bairros Jaguarí e Cururuquara, estarão realizando a vacinação contra a influenza para as pessoas que fazem parte do público-alvo. Neste dia, um posto volante será colocado no bairro Aldeia da Serra, no salão social do Condomínio Morada dos Pinheiros, situado na Praça da Aleida, 240.

Sobre a Influenza

O vírus da gripe, assim como o sarampo, meningite, rubéola, entre outras, são transmitidos pelas vias respiratórias (boca e nariz), por meio de tosse ou espirro. Em alguns casos, as pessoas também podem contrair o vírus entrando em contato com objetos contaminados, apresentando sintomas como febre, dores de cabeça no corpo ou de garganta, falta de ar, cansaço ou, no caso do sarampo e da rubéola, podem apresentar manchas vermelhas pelo corpo.

Quem faz parte do público alvo?

  • Profissionais da saúde
  • Idosos a partir dos 60 anos
  • Gestantes e puérperas (mulheres que se encontram no período de pós-parto até os dois primeiros meses de vida do bebê)
  • crianças com idade entre 06 meses até menores de cinco anos
  • pessoas com comorbidades (doenças respiratórias crônicas, como bronquite e asma)
  • professores da rede pública e privada de ensino

Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Notícias