Defesa Civil de Santana de Parnaíba inicia operação verão em área de risco

Com essa ação a prefeitura pretende orientar a população para evitar situações que possam trazer riscos


Santana de Parnaiba, 21 de novembro de 2017
Desde outubro os agentes da Defesa Civil realizam campanha de orientação aos munícipes

Com o objetivo de preservar a vida dos moradores de Santana de Parnaíba e garantir segurança para todos, a prefeitura, por meio da Defesa Civil do munícipio, está realizando a operação verão nos bairros da cidade.
                A Operação Verão consiste no monitoramento intensivo dos bairros da cidade que apresentam riscos de deslizamento, principalmente em decorrência das chuvas, que são mais fortes nessa época do ano, como Cidade São Pedro, Fazendinha, Cento e Vinte, Parque dos Monteiros I e II , Jardim São Luís, Parque Santana, entre outros.
                A Operação acontece todos os anos, no período de 01 dezembro e até 31 de março. Porém, esse ano a Coordenadoria de Defesa Civil do município resolveu antecipar os trabalhos e, desde outubro, realiza campanhas de orientação como distribuição de panfletos, conversas com munícipes e palestras para alunos do sexto ano da rede municipal, passando informações importantes sobre como diminuir os riscos em caso de chuva forte ou constante.
Além dessas ações, foram colocadas faixas de alerta nos principais pontos de acesso da cidade e nos bairros com maior número de áreas de risco cadastradas.
                A Defesa Civil alerta que durante a chuva o ideal é manter-se em local seguro e evitar atravessar pontos que estejam alagados, afastar-se de encostas e observar árvores próximas às residências que possam cair devido as rajadas de ventos. E, após a chuva, observar se a casa apresenta trincas ou rachaduras, desnível no piso, afundamento do pavimento das ruas ou escorregamento em terrenos vizinhos. A Defesa Civil está à disposição 24 horas por dia e, em caso de dúvida, basta entrar em contato no telefone 4154-2166.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Cíntia Almeida

Notícias