Prefeitura realiza projeto que identifica alunos com problemas auditivos

Projeto Escutar irá avaliar aproximadamente mais de 1800 alunos que estão no 1º ano do ensino fundamental


Santana de Parnaiba, 06 de fevereiro de 2018
Aluno da rede municipal é avaliado pela equipe do Projeto Escutar da Secretaria de Saúde

Com o objetivo de ajudar no desempenho dos alunos que irão ingressar no ensino fundamental, a prefeitura, por meio da parceria entre as secretarias de saúde e de educação, “Projeto Escutar” realizarão este ano mais uma ação do projeto escutar nas unidades educacionais da cidade.
            Desde que a ação foi criada ela ocorre anualmente, com todos os alunos do 1º ano do ensino fundamental, para identificar as crianças que sofrem de perdas auditivas, localizando a causa de forma precoce e combatê-la. A equipe responsável explica que as crianças na fase pré-escolar, podem ter deficiência auditiva devido a fatores como acúmulo de cera no ouvido, presença de corpo estranho (objetos pequenos, insetos, etc.) além de dor no ouvido, entre outras situações que passam desapercebido pelos pais e professores, o que acarreta baixo rendimento escolar do aluno.
            No ano passado, mais de 1600 alunos foram avaliados, dos quais 254 apresentaram algum problema auditivo e passaram por exame de audiometria ou consultas com otorrinolaringologista, detectando 17 crianças com perda auditiva. De acordo com a secretaria de saúde, a espera-se que cerca de 1800 alunos de 32 escolas da rede municipal sejam avaliados pelo projeto.


Créditos:
Fotos: Acervo Saúde
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101

Notícias