Campanha “Não Falte à Consulta” reduziu em 10% o número ausências nos atendimentos das unidades de saúde municipais


Santana de Parnaiba, 10 de maio de 2018
Pacientes aguardam para serem atendimentos na UBS Alphaville

Há um ano a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a campanha “Não Falte à Consulta”, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de não faltar às consultas e exames nas unidades hospitalares. E a população entendeu a importância desta ação, reduzindo em 10% o número de ausências nos hospitais.
          O levantamento realizado pela Secretaria de saúde, comparando o primeiro trimestre dos anos de 2017 e 2018, aponta que a especialidade de ortopedia e traumatologia foi a que teve maior redução de faltosos (24%), seguido pelas especialidades de reumatologia (21%), oftalmologia e otorrinolaringologia (19%). Entre as unidades que possuem o menor percentual de faltas está o Centro de Especialidades Parnaibano-CEP, com 15%, seguido pelo Centro de Fisioterapia – CEFIS – com 18% e da USA Fazendinha, com 22%.
De acordo com o setor responsável, a principal razão das ausências ainda continua sendo o esquecimento dos pacientes. Se todas as consultas marcadas fossem realizadas, o tempo de espera, que hoje é de 45 dias em média, diminuiria para 25 dias. Pensando nisso, a secretaria já iniciou o serviço de envio de mensagem de texto para todos os pacientes com consultas agendadas, além da implantação de um Call Center Ativo avisando os munícipes que não responderem a mensagem de texto. A meta é reduzir o número de faltosos para menos de 18%.  Em breve será implantado em todas as unidades o sistema de agendamento eletrônico. Esta ação faz parte do plano de metas 2018 e o andamento pode ser acompanhado no site da prefeitura.


Créditos:
Fotos: Sandro Almeida
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias