Prefeitura vacinou mais de 120 mil pessoas contra a Febre Amarela

Número equivale a cerca de 85% da população de Santana de Parnaíba nas unidades de saúde do município e ações volantes nos bairros


Santana de Parnaiba, 25 de janeiro de 2018
Moradora do Refúgio dos Bandeirantes recebe vacina contra a febre amarela. Prefeitura já imunizou 85% da população.

Santana de Parnaíba foi a primeira cidade da região a iniciar a campanha de vacinação, em setembro do ano passado. Até o momento, mais de 120 mil vacinas foram aplicadas no município, o que corresponde a cerca de 85% da população parnaibana.
A vacinação ocorre diariamente nas unidades públicas de saúde da cidade e são disponibilizadas através de senhas, isso porque a quantidade de vacinas diárias é limitada e depende dos lotes enviados pelo Governo do Estado de São Paulo. Além disso, diariamente é necessário toda uma preparação, organização e acondicionamento das doses pela equipe do município.
Santana de Parnaíba não está na área de risco e não teve registro de nenhum caso da doença. A meta da secretaria de saúde da cidade é vacinar 100% da população até o final deste mês. Para atingir esse objetivo, além das unidades de saúde, a prefeitura tem realizado ações com 06 equipes volantes em diversos bairros, como Alphaville, Vila Poupança, Refúgio dos Bandeirantes, Vila Esperança e muitos outros, sempre com base nas estatísticas dos bairros onde existem menor número de cidadãos vacinados. Os agentes comunitários de saúde também estão atuando nos bairros e auxiliando no agendamento da vacina.
“Eu achei muito boa essa iniciativa da prefeitura de visitar alguns bairros para imunizar a população. No meu caso que trabalho o dia inteiro, não encontrava tempo para me vacinar, agora que estou protegido, posso trabalhar mais tranquilo. Parabens pela iniciativa” comentouJackson Bacelar – morador da Vila Esperança.
Iracilda também aprovou a ação promovida no seu bairro:“ Eu estava com planos de viajar para um sítio, mas como não tinha tomado a vacina, pois não tinha tempo de ir ao posto de saúde, estava adiando o passeio, mas agora que a prefeitura fez esta ação no meu bairro, não só eu como a minha família toda irá tomar a vacina e poderemos passear com segurança.  A população agradece”, falou a munícipe.
A secretaria de saúde orienta que antes de tomar a vacina é necessário verificar se a pessoa está apta, pois existem contra indicações. Quem já tomou a dose da vacina não precisa tomar novamente. Eliminar os focos de criadouros de mosquitos também é fundamental para evitar a doença, já que o mosquito é o agente transmissor.


Créditos:
Fotos: Sandro Almeida
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias