Mais notícias Santana de Parnaiba, 24 de julho de 2013

Prefeitura e SENAI promovem formatura dos cursos de costura e pedreiro assentador

O secretário da SEMEDES Mauro Brunetto entregando certificado para uma das formandas

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento, Econômico e Social (SEMEDES), em parceria com o SENAI Suzana Dias, promoveu, na última sexta-feira (19/07), a formatura de mais dois cursos de qualificação profissional. Receberam os certificados, 34 alunos que concluíram recentemente as turmas de pedreiro assentador e de costura.
O evento aconteceu no SENAI Suzana Dias e contou com a presença do Prefeito Cezar, do diretor do SENAI Paulo Enrique Suzana Dias, do secretário da SEMEDES Mauro Brunetto, além de outros representantes da prefeitura e familiares dos formandos.
Durante a cerimônia, o prefeito Cezar falou sobre a preocupação do município em investir na qualificação profissional da população e da importância de um certificado, emitido pelo SENAI, no mercado de trabalho. “Estou muito feliz pela conquista de vocês, pois é por meio do estudo que as pessoas conseguem progredir na vida. E um certificado do SENAI tem um enorme peso no mercado. É por isso, que temos esta parceria com a escola. Tenho certeza, que vocês terão muito sucesso, ainda mais porque a nossa cidade está em pleno desenvolvimento”, afirmou.
O secretário da SEMEDES Mauro Brunetto aproveitou a ocasião para falar da importância simbólica do evento. “Esta formatura nada mais é do que a coroação deste trabalho através da competência do SENAI, do esforço dos formandos, assim como da dedicação desta administração, que não mediu esforços em fazer acontecer. Esta data marca o cumprimento de mais uma etapa no salto desta nova carreira, que certamente abrirá portas para um futuro mais próspero”, afirmou. 
O diretor do SENAI Paulo Enrique Beni também falou da satisfação em participar da cerimônia de entrega de certificados. “Para o SENAI é um orgulho promover mais esta formatura, pois é um momento muito especial. Os alunos saem daqui preparados para as oportunidades de trabalho. E isso só está sendo possível, pois o prefeito desde o primeiro dia nos recebeu de braços abertos para poder oferecer o melhor para vocês”, garantiu o diretor do SENAI.

Os cursos
Um total de 13 pessoas recebeu o certificado de conclusão do curso de pedreiro assentador, que agora estão aptas para trabalhar na construção civil.  Com uma carga horária total de 160 horas, o curso proporcionou o desenvolvimento das competências relacionadas à execução dos processos construtivos relativos ao assentamento de elementos de alvenaria com e sem função estrutural em edificações. Os alunos aprenderam a interpretar projetos de arquitetura; montar formas e armações; calcular volumes de concreto e argamassas; executar concretagem de fundações, vigas, lastros; montar lajes pré-moldadas; entre outras técnicas relacionadas à função.
E os 21 formandos do curso de costura tiveram a oportunidade de aprender, em 160 horas, a executar operações básicas de costura industrial, em máquinas ponto 301 e overloque. Eles receberam instruções como, os tipos de agulhas, regulagem das tensões das linhas, entre outros assuntos relevantes para o manuseio correto dos equipamentos.
Uma das formandas que ficou muito satisfeita com o curso de costura foi Roseli da Silva, moradora da Fazendinha. “Adorei as aulas e aprendi muito. Eu achava que jamais conseguiria fazer um vestido, pois eu nunca tinha trabalhado antes com costura. Agora, vou abrir o meu próprio negócio. Já estou comprando a máquina de costura e tenho um local adequado na minha casa para trabalhar”, disse.
O formando Emerson Matias Ferreira do curso de pedreiro assentador também aprovou as aulas ministradas. “Eu gostei muito, o conteúdo é ótimo. Eu aprendi desde os tipos de ferramentas utilizadas até levantar uma parede. Eu recomendo para outras pessoas que tenham interesse em atuar da área de construção civil”, garantiu.


Créditos:
Texto: Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Roberto Andrade