Mais notícias Santana de Parnaiba, 24 de julho de 2013

Prefeito na Comunidade realiza mais de cinco mil atendimentos no bairro 120

O público presente pôde conferir no dia, uma apresentação do Canil da Guarda Municipal Comunitária

Os moradores do bairro 120 e região receberam, no último sábado (20/07), a segunda edição do “Prefeito na Comunidade”. Realizado pela Prefeitura, o evento é um plano de ação social, que visa disponibilizar no bairro onde é realizado, uma série de serviços gratuitos por meio das secretarias municipais.
            Quem passou pela Rua Espacial, contou com diversos serviços disponíveis, como atendimento social, auriculoterapia, aferição de pressão arterial e Dextro, inscrição para o casamento comunitário, inscrição para vagas de emprego e muitos outros. Ao todo, a ação proporcionou ao longo do dia mais de cinco mil atendimentos.
            Vários moradores aproveitaram a oportunidade para emitir a primeira via do RG, fornecidos por meio da Secretaria de Segurança Urbana; cortar os cabelos com profissionais da Escola de Cabeleireiros Teruya, oferecidos pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Social (SEMEDES); e passar pela tenda da Secretaria da Saúde, para aferir a pressão, medir Dextro, além de passar por um exame de rastreamento (diagnóstico precoce de resistência à insulina e doenças cardíacas) e prevenção de câncer bucal.
            O Prefeito na Comunidade ofereceu ainda, por meio da SEMEDES, os serviços da Previdência Social (Caixa de Previdência), INSS, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Emissão de Carteira Profissional, PROCON e Junta Comercial; a secretaria de Negócios Jurídicos disponibilizou Assistência Jurídica gratuita aos interessados em obter informações sobre questões da área de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); e a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente distribuiu muda de plantas, além prestar esclarecimento sobre licenciamento ambiental e informações sobre cadastro e regularização fundiária.
As crianças também não ficaram de fora da programação. Elas tiveram a oportunidade de se divertir com brinquedos infláveis, pintura facial, jogos de tabuleiros, colagens e leitura, disponibilizados pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo, Educação e Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL).
Já as apresentações culturais ficaram por conta da Banda da Guarda Municipal Comunitária (GMC), do grupo de danças Shekinah Company, além da exibição dos cachorros do Canil da GMC e da Fanfarra, composta por alunos da Rede Municipal da Educação.
 Além de todos esses serviços, empresas como a Sabesp e AES Eletropaulo e o Banco Santander também estiveram presentes para orientar a população. A Eletropaulo trouxe para o evento um caminhão/sala com 18 videogames.
Morando há três meses na cidade, Maria José de Souza de 48 anos, levou os filhos para emitir o RG e brincar. “Vim de Vitória da Conquista faz três meses e a minha nora avisou-me que hoje teria esse evento. Trouxe meus meninos para brincar e fazer o RG, que a escola pediu. Nunca tinha visto uma coisa tão legal como essa”, contou.
Presente ao evento, o prefeito Cezar falou sobre a ação que já passou a fazer parte dos serviços oferecidos permanente pela municipalidade. “A população precisa ter esta aproximação com seus governantes. E a realização de eventos como este é exatamente para isso, poder oferecer tudo o que temos lá na Prefeitura aqui na casa deles”, explicou o prefeito.
Vale lembrar que a próxima edição do Prefeito na Comunidade irá contemplar os moradores do Parque Santana e região em data ainda a ser definida.


Créditos:
Fotos: Roberto Andrade