As CNH são divididas por categorias. Observe a que tipo de condutor se destina cada uma delas.
Você, condutor
Legislação
To chegando ao mundo em outra condição. Sem pedir licença ou autorização. Tô chegando ao mundo como cidadão Dono do nariz, com meus pés no chão. Este é um outro jeito de nascer, Uma segunda certidão. Um outro jeito de acontecer, Essa CNH é minha, ninguém põe a mão.
“Para pensarmos no amanhã é preciso pensar em educação. Há sempre a necessidade de ações na área de educação, de campanhas de conscientização e de levarmos o assunto trânsito para dentro das escolas.

Toda a nossa preocupação com a segurança do veículo e da via está focada na formação do condutor. Os orgãos de trânsito trabalham com o fator fiscalização centrado sempre no condutor ou no veículo, mas o que vai garantir que nós vamos ter um trânsito mais seguro e com menos agressão ao meio ambiente é um condutor mais educado.”
Todo condutor de transporte escolar precisa ser habilitado na categoria D. É lei!
Mas, agora... que tal pensar um pouco mais sobre o que a CNH representa para sua existência como cidadão?

Estar habilitado para dirigir um veículo representa muito. Representa tanto, que você só pode prestar os exames ao concluir dezoito anos. Antes disso, você pode até, tirar outros documentos importantes para a vida civil. Mas a CNH... ah, a CNH é outra conversa!

Quem tem uma habilitação está autorizado a pegar um veículo e conduzi-lo pelas estradas brasileiras, isso é óbvio. Mas será que a simples aprovação no exame atesta que você está preparado para ser um motorista consciente?
Será que todo motorista habilitado tem consciência da imensa responsabilidade que é pegar um veículo e sair dirigindo por aí?
Infelizmente, a resposta é não. Se a CNH fosse um atestado de responsabilidade, nenhum motorista habilitado estaria presente nas estatísticas de acidentes de trânsito no Brasil. E os números mostram uma realidade muito diferente...
O futuro está logo ali...
Felizmente, as coisas estão mudando, e mudando para melhor. Você, por exemplo, está lendo e discutindo questões relativas ao trânsito bem antes do momento de tirar sua habilitação. E isso acontece porque, cada vez mais, a sociedade toma consciência de que é preciso preparar os futuros condutores,pedestres e demais atores do trânsito dentro de uma nova mentalidade.
Pensar no futuro é pensar em educação. A preparação de um motorista cidadão começa na educação básica, daí a importância dos projetos educativos que tenham como temática o trânsito. Sobre o assunto, veja o que tem a dizer Alfredo Peres Silva, diretor do Denatran:
Fazendo a diferença!
A realidade dos números!
Para cada necessidade, uma habilitação!
Tem muita gente por aí que pensa que o carro é um instrumento de poder, de auto-afirmação ou coisa que o valha. Patético, não é? Para essas pessoas, ter um automóvel é como ter um brinquedo...de gente grande. Até aí, tudo bem, desde que o “brinquedinho” fique na garagem. Mas quando se vai para as ruas, é preciso ter consciência de que o trânsito é coisa séria.
O atual Código de Trânsito Brasileiro é de 1997. Uma de suas principais características é ser um código cidadão, de paz.
Pense diferente!
Conduzir um veículo é conviver no trânsito. É viver em sociedade, aceitando os limites e responsabilidades de qualquer condutor. E a CNH é um importante atestado de cidadania. Pense na CNH como um voto de confiança na sua consciência e no seu amadurecimento. A Carteira Nacional de Habilitação é o cartão de boas-vindas que a sociedade brasileira lhe dá no momento em que você começa a exercer plenamente sua cidadania.
O CTB foi elaborado com a ajuda da sociedade civil organizada e reflete o pensamento da comunidade e o que ela quer do trânsito. O CTB tem 341 artigos com capítulos específicos sobre pedestres, condutores de veículos não-motorizados, condução de escolares, crimes de trânsito e, mais importante, um capítulo inteiro sobre educação. O novo CTB traz leis mais rígidas e a preocupação de educar pedestres, motoristas e passageiros para o Brasil ter um trânsito mais seguro e de maior qualidade.

Uma pequena pausa...
É isso mesmo, vamos fazer uma pequena pausa nessa conversa. A partir de agora, o tema “trânsito” vai se tornar cada vez mais presente na sua vida e na de seus amigos. Isso quer dizer que logo, logo, retornaremos para falar desse assunto tão importante para todos nós.
Por enquanto, ficam as sugestões para que você procure se informar sobre a legislação brasileira de trânsito e sobre o seu papel como cidadão atuante no trânsito de sua cidade. É o convite do Denatran, que se empenhou para elaborar um material de apoio à sua formação.
Para quem, brevemente vai tirar sua habilitação, conhecer os princípios do Código de Trânsito Brasileiro é mais do que uma obrigação. É uma necessidade. Afinal, você não vai querer dar certas demonstrações de desconhecimento que, infelizmente, são muito comuns por aí. As ruas brasileiras mostram que, em muitos casos, ignorância, descaso e imprudência andam de mãos dadas...

Atenção: o CTB é uma aula de cidadania e é, também, a referência para o comportamento de todo cidadão em relação ao trânsito. Sua natureza é fortemente educativa e prega o respeito às pessoas e ao ato de transitar como um fenômeno de relacionamento social. O Código de Trânsito Brasileiro estabeleceu que a formação do condutor é muito mais ampla do que o mero conhecimento dos sinais de trânsito, das penalidades, do domínio da técnica de direção.
Pela lei, o condutor deve conhecer outros assuntos fundamentais:
Antes da habilitação, a permissão!
A habilitação é uma conquista que vai muito além do exame no Detran de seu Estado. Durante um ano, você será avaliado. Quem explica o processo é o Eduardo Sanches Faria, coordenador do Denatran:

"O jovem, quando termina o processo de habilitação e sendo aprovado nesse processo, recebe a Carteira Nacional de Habilitação no modelo de Permissão para Dirigir. Essa Permissão é para que ele possa conviver no trânsito e dirigir. Ele tem todos os direitos de um condutor habilitado. Porém, ele está em um período probatório e nesse período ele tem que passar um ano sem cometer infrações médias. Se ele passar esse ano nessas condições, no final desse ano ele receberá automaticamente a CNH definitiva."
Tá no Código, ta na rua!
O Código é moderno e defende a educação no trânsito para muito além dos Centros de Formação de Condutores. A partir do CTB, o trânsito tornou-se, realmente, uma questão de educação!
O assunto é o Código!
Você sabia que o Brasil possui uma avançadíssima legislação de trânsito? Pois é. Nesse quesito, como em muitos outros, não ficamos atrás de nenhum outro país. O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é o melhor exemplo de que, com a participação da sociedade na discussão dos temas fundamentais, é possível criar uma legislação moderna, eficaz e, principalmente, adequada aos dias atuais.
O CTB foi elaborado com a ajuda da sociedade civil, atendendo às suas necessidades e expectativas, e introduziu muitas mudanças em relação às normas anteriores. O CTB foi elaborado com o olhar da sociedade civil. O meu, o seu, o olhar de todos nós. É muito mais do que uma lei. É a expressão da cidadania brasileira.
O primeiro Código de Trânsito Brasileiro é de 1941. De acordo com suas regras, o condutor somente poderia se afastar do veículo se fosse detido em caso de acidentes, se parasse na porta de residências particulares, para fazer suas refeições ou com uma autorização especial.
Mais do que isso, o condutor moderno você, brevemente sabe que o trânsito é, antes de mais nada, o principal espaço de exercício da cidadania.
Acesse, consulte, pesquise e .. até o futuro.