GUIA DE INFORMAÇÕES
SOBRE VACINAÇÃO
CONTRA O CORONAVÍRUS
DECRETOS, RESOLUÇÕES e TERMOS
DESCRIÇÃO DAS COMORBIDADES INCLUÍDAS COMO PRIORITÁRIAS PARA VACINAÇÃO
Diabetes mellitus Qualquer indivíduo com diabetes
Pneumopatias crônicas graves Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
Hipertensão Arterial Resistente (HAR) HAR= Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti- hipertensivos
Hipertensão arterial estágio 3 PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastolica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Doenças neurológicas crônicas Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Doença renal crônica Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
Imunocomprometidos Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV: doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.
Hemoglobinopatias graves Doença falciforme e talassemia maior
Obesidade mórbida Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40
Síndrome de down Trissomia do cromossomo 21
Cirrose hepática Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Insuficiência cardíaca (IC) IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária
Cardiopatia hipertensiva Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo)
Síndromes coronarianas Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras)
Valvopatias Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar, estenose ou insuficiência tricúspide, e outras)
Miocardiopatias e Pericardiopatias Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos
Arritmias cardíacas Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras)
Cardiopatias congênita no adulto Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas: insuficiência cardíaca; arritmias e comprometimento miocárdico
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas, e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanència)
  GRÁVIDAS E PUÉRPERAS ACIMA DE 18 ANOS
  Recomendação: Em caso de dúvida, consultar o médico
   
  SEM COMORBIDADES:
- Grávidas: Apresentar relatório médico com indicação para a vacinação
- Puérperas (até 45 dias após o parto): Apresentar relatório médico com indicação para a vacinação e certidão de nascimento da criança.
   
  COM COMORBIDADES:
- Grávidas: Apresentar relatório médico com indicação para a vacinação e condição de risco.
- Puérperas (até 45 dias após o parto): Apresentar relatório médico com indicação para a vacinação e condição de risco e certidão de nascimento da criança
  OBS: O RELATÓRIO MÉDICO DEVE CONTER A COMORBIDADE DO PACIENTE E CRM DO MÉDICO
   
  PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE (Física, sensorial ou intelectual)
  Pessoas que possuem o BPC:
- Apresentar o cartão ou comprovante do recebimento que contenha o número do Benifício de Prestação Continuada da Assistência Social
  Pessoas que não possuem o BPC:
- Laudo médico que indique a deficiência; ou
- Comprovação de atendimento em centro de reabilitação ou unidade especializada; ou
- Documento oficial com indicação da deficiência; ou
- Cartões de gratuidade em transporte público; ou
- Autodeclaração (na ausência de outro tipo de documento).
   
  PESSOAS COM COMORBIDADES (Descrições das comorbidades abaixo)
  - Apresentar relatório médico da condição de risco, receita ou prescrição médica
(com validade de até 2 anos)
OBS: O RELATÓRIO MÉDICO DEVE CONTER A COMORBIDADE DO PACIENTE E CRM  DO MÉDICO
   
  CAMINHONEIROS
  - Apresentar documento oficial com foto;
- Comprovante de Endereço no município de Santana de Parnaíba;
- Entregar xerox do documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas.
   
  TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS (Lista de profissionais abaixo)
  - Realizar o cadastro no site Vacina Já Educação ( https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/ )
- Realizar o pré agendamento
- Apresentar no dia da vacinação o QR Code
   
  TRABALHADORES DA SAÚDE AUTONOMOS ACIMA DE 18 ANOS
  - Apresentar Registro em Conselho de Classe ou Diploma
- Estudantes universitários devem apresentar comprovante de matrícula em papel timbrado da instituição de ensino.
- Demais trabalhadores de instituições de saúde: apresentar cópia de holerite recente (últimos 03 meses) ou declaração de vínculo ativo em papel timbrado da instituição.
PROFISSIONAIS CONTEMPLADOS:
- Assistente Social
- Biólogo
- Biomédico
- Enfermeiro
- Farmacêutico
- Fisioterapeuta
- Fonoaudiólogo
- Médico
- Médico Veterinário
- Nutricionista
- Odontólogo
- Educador Físico
- Psicólogo
- Terapeuta Ocupacional
- Técnicos e auxiliares destas profissões, que possuam registro em conselho de classe.
CRITÉRIOS PARA VACINAÇÃO
COMORBIDADES DEFINIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE
TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS
LISTA DE PROFISSIONAIS CONTEMPLADOS
Auxiliar de serviços gerais Profissional que realiza atividade de limpeza, conservação e organização da unidade escolar, sendo fundamental para higienização, funcionamento e organização da escola, assim como no cumprimento dos protocolos sanitários.
Cuidador ou intérprete de Libras O cuidador é o profissional que auxilia o estudante com deficiência nas atividades de alimentação, higiene, locomoção e atua nas atividades escolares em apoio a esse estudante. O intérprete de Libras é o profissional que realiza a tradução/interpretação da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-versa, de modo a mediar e promover o acesso à comunicação e à informação em todos os espaços e atividades escolares. Esses profissionais possibilitam que estudantes com deficiência frequentem presencialmente a escola.
Diretor de escola É o representante jurídico/legal da escola, sendo responsável pela sua gestão, organização e funcionamento.
Faxineira Profissional que realiza a limpeza dos ambientes escolares, sendo fundamental para higienização, funcionamento da escola e cumprimento dos protocolos sanitários.
Inspetor de alunos Responsável pelo acompanhamento e o controle do horário das atividades escolares, mediante orientações da supervisão e da direção, assegurando o pleno funcionamento da escola. Possui atuação direta e constante com os estudantes fora da sala de aula. Não atua dentro da sala de aula, mas sim em outros espaços da escola, em comum organização com a equipe pedagógica.
Merendeira Responsável pelo preparo e distribuição de alimentação escolar obrigatória e gratuita aos estudantes, sendo fundamentais para o funcionamento presencial da escola. Nesta etapa os nutricionistas e demais profissionais que não exerçam atividades de preparação da alimentação não serão incluídas nesta categoria, assim como, o profissional que trabalha em cantina escolar.
Assistente de alfabetização (Monitor) Profissional que desenvolve, monitora ou media atividades didáticas durante o período regular das aulas, inclusive dentro da sala de aula junto do docente regente. Monitores de programas específicos, atividades de contraturno e transporte não se enquadram nesta categoria.
Professor Coordenador Pedagógico Professor responsável pelo planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos, de maneira a articular o trabalho coletivo da gestão escolar à proposta pedagógica, mantendo contato direto e indireto com os estudantes e demais trabalhadores escolares.
Professor de Educação Básica - Anos iniciais Professor que atue diretamente no ensino dos anos iniciais do ensino fundamental. Mantendo contato direto e constante com os estudantes.
Professor de Educação Básica - Anos finais Professor que atue diretamente no ensino dos anos finais do ensino fundamental. Mantendo contato direto e constante com os estudantes.
Professor de Educação Básica - Ensino Médio Professor que atue diretamente no ensino médio e no ensino técnico de nível médio. Mantendo contato direto e constante com os estudantes.
Professor de Educação Básica - Educação Infantil Profissional que atue diretamente na mediação das práticas pedagógicas da educação e cuidado na educação infantil, mantendo contato direto e constante com os estudantes.
Secretário da escola Profissional responsável pelas ações da secretaria escolar, apoio técnico administrativo, atendimento aos estudantes e suas famílias, e demais trabalhadores escolares, sendo fundamentais para a organização da escola. Esta categoria exerce atividades administrativas que garantem o funcionamento da unidade escolar.
Supervisor de ensino Profissional responsável por supervisionar, acompanhar e orientar presencialmente as equipes escolares, mantendo contato com todos os seus membros.
Vice Diretor de escola Responsáveis pela gestão, organização e funcionamento da escola na ausência do Diretor titular.