GUIA DE PREVENÇÃO
E INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS
01 -  
Como ficam os atendimentos para realização de consultas e exames?
Resposta: As unidades de saúde passam a atender prioritariamente as urgências e emergências. Agendamentos marcados serão realizados, mas novos não serão agendados pelos próximos 30 dias. Recomendamos que todos aqueles que puderem remarcar suas consultas e seus exames já agendados, os faça pelo telefone 0800-777-7755, evitando a circulação nas unidades de saúde neste momento.
As coletas de exames ocorrerão somente para os casos de urgência e emergência.
A retirada de exames e laudos deve ocorrer pela internet, no endereço disponível no comprovante de exame.

02 -  
Quais funcionários públicos estão afastados e por quanto tempo?
Resposta: De acordo com o decreto 4350, de 17 de março de 2020, o afastamento remunerado de funcionários públicos se dará a partir do dia 18 de março para todos os funcionários que se enquadram no grupo de risco do coronavírus, sendo eles acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas ou com imunidade reduzida, comprovadas por laudo médico, aqueles que retornarem de viagem internacional ou cruzeiros, ainda que em território nacional, afastados pelo prazo de 14 dias da data de seu retorno.
Não estão inclusos neste grupo de afastamento os profissionais da saúde e da segurança pública.
O tempo de afastamento se dá por prazo indeterminado, com exceção dos casos de viagens citadas anteriormente.

03 -  
Como ficam os atendimentos aos idosos nas unidades de saúde?
Resposta: Recomendamos que os idosos evitem ir aos postos de saúde ou consultórios médicos. Para retirada de medicamentos ou exames, sugerimos que algum membro da família, fora do grupo de risco, faça a retirada portando a receita e documentos do idoso. Ao chegar a casa, higienize todos os itens e lave bem as mãos antes de ter contato com o idoso.
As receitas de medicamentos passam a ter validade de 9 meses de sua emissão. Portanto, não é necessário ir ao médico para solicitar nova receita. Utilize a mesma, se estiver no prazo de validade dos 9 meses da emissão.
Pessoas acima de 60 anos são as mais vulneráveis ao vírus. Pedimos que se mantenham em casa pelos próximos 30 dias, no mínimo. Na hipótese de extrema necessidade de ir ao médico, vá com apenas 1 acompanhante.

04 -  
Como fica o calendário de eventos, cursos e atividades da prefeitura neste momento?
Resposta: Todos os eventos populares estão temporariamente suspensos, isto inclui o espetáculo do Drama da Paixão, inaugurações e outras atividades que reúnam pessoas. O calendário de atividades esportivas, todos os cursos, serviços de castração e regularização fundiária, bem como encontros sociais de todas as secretarias estão suspensos por prazo indeterminado.

05 -  
Como poderei resolver questões tributárias, licenças e outros serviços públicos?
Resposta: A prefeitura oferece diversos serviços por meio do site www.santanadeparnaiba.sp.gov.br. Além disso, todas as repartições estarão atendendo para tirar dúvidas através dos telefones e e-mails disponíveis no site da prefeitura, nas respectivas secretarias, no link: www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/secretarios.html
As unidades do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) estará fechado para o atendimento público.
O Procon estará atendendo somente os casos relacionados a saúde.

06 -  
Como ficam os funcionamentos de comércios e serviços privados na cidade?
Resposta: A prefeitura publicou decreto que suspende o funcionamento, por prazo indeterminado, de Feiras Livres, Shoppings e Centros comerciais fechados. A medida segue as orientações do Governo do Estado de São Paulo.
Não há interrupção de atendimento das farmácias, supermercados e conveniências. Os demais comércios e serviços estarão funcionando com suas próprias restrições. A prefeitura recomenda que as pessoas comprem nos estabelecimentos comerciais da cidade, prestigiando o empresário local, mas que optem por comprar por telefone, aplicativos ou pelo site de cada estabelecimento, evitando circulação de pessoas pelas ruas e locais fechados.

07 -  
Como ficam as aulas na rede pública de ensino?
Resposta: As aulas estão suspensas por decreto a partir do dia 23 de março, sendo facultativas do dia 16 até o dia 20 deste mês. A prefeitura recomenda que os pais se organizem no período facultativo e evitem encaminhar os filhos aos colégios. Os alunos não terão faltas e nenhum prejuízo dos conteúdos.
Todos os professores serão dispensados a partir do dia 23 de março, devendo retornar mediante comunicado oficial da Secretaria de Educação do município.

08 -  
Como funcionará o transporte público?
Resposta: Cada empresa de transporte público estará adotando suas próprias adequações. A prefeitura requisita que todas as medidas de higiene e informação sejam disponibilizadas aos passageiros do transporte público pelos próximos 60 dias, no mínimo.
O funcionamento dos horários e linhas de circulação será definido com base na demanda que existir para cada empresa, sendo necessário o aviso prévio sobre as mudanças que vierem a ocorrer, tanto para a prefeitura quanto para os usuários.

09 -  
O que é o coronavírus e quais as preocupações que devo ter?
Resposta: O coronavírus, ou covid-19, é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção, que pode ser de 2 a 14 dias.
O vírus se propaga, principalmente pelas pessoas sintomáticas, através de gotículas respiratórias, contato com objetos e pessoas infectadas, espirros, tosse, aperto de mão, beijo e outras formas de contato social que permitam a transmissão.
Evite o contato social, lave bem as mãos com frequência utilizando água e sabão ou álcool em gel 70%. Evite tocar os olhos, boca e nariz e desinfete objetivos e superfícies tocados com frequência.

10 -  
Quando devo procurar uma unidade de saúde?
Resposta: Somente procure uma unidade de saúde em casos de febre alta que dure mais de 48 horas e dificuldade respiratória grave. Os sintomas mais comuns do coronavírus são tosse, febre e dificuldade respiratória. Porém, eles são mais preocupantes para as pessoas que estão no grupo de risco, como idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas, hipertensão, diabetes e fumantes.

11 -  
Como posso saber se estou ou não contaminado pelo coronavírus?
Resposta: O diagnóstico é feito somente através de exame. Atualmente, em todo o Brasil, não existe testes suficientes para toda a população que apresentar os sintomas, principalmente porque os sintomas são muitos similares aos da gripe. Sendo assim, as orientações do Ministério da Saúde são para que somente os casos graves sejam submetidos ao teste. Para todos os outros, a recomendação, neste momento, é para que permaneçam em isolamento pelo período de 21 dias, evitando contato com pessoas. Aqueles que apresentarem os sintomas e que não fazem parte do grupo de risco, raramente terão evolução do quadro e provavelmente se recuperarão sem a necessidade de intervenção médica, utilizando os medicamentos de controle de febre (quando houver a necessidade) e gripais.
 
PERGUNTAS E RESPOSTAS!