Santana de Parnaíba é a cidade com menor número de casos de Dengue da Região

Levantamento aponta que a cidade teve o menor número de casos de dengue nos últimos 3 anos


Santana de Parnaiba, 07 de fevereiro de 2018
Agentes da dengue realizam vistorias em residência no bairro Jardim Isaura. Município teve apenas 4 casos de dengue em 2017

O último levantamento do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Governo do Estado, realizado em 2017, aponta que, pelo 3º ano consecutivo, Santana de Parnaíba é o município com o menor número de pessoas que contraíram dengue da região.
            Dados do setor mostram que, no ano passado, Santana de Parnaíba constatou, somando autóctones(moradores que contraíram a doença na cidade) e importados (turistas que pegaram dengue no município), que foram registrados apenas 4 casos de dengue na cidade. Entre 2015 e 2017, o município teve a maior redução da história das cidades que compõem a região metropolitana do Estado. Em 2015 a cidade teve 700 casos da doença, em 2016 este número caiu para 207 e, ano passado, chegou a marca de 4 casos, uma redução de 98%.
            Os números demonstram o resultado das ações que a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando em todos os bairros da cidade, com os agentes de combate as endemias visitando as residências para orientar os moradores quanto a prevenção, evitar a proliferação de criadouros, minimizando o número de pessoas infectadas pela doença.
 Nesta época do ano, por conta das altas temperaturas e das fortes chuvas, crescem o número de locais com água parada, e com isso o aumento de criadouros do Aedes Aegypt, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika (que também é transmitido pelo mosquito Aedes Albopictus e outros tipos de aedes)e da chikungunya (que também é transmitido pelo mosquito Aedes Albopictus em áreas rurais).    
O Departamento de Combate a Dengue orienta aos moradores cuidados como manter a caixa d´água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, além de realizar a devida manutenção das piscinas e calhas de água nos telhados, pede para autorizar a entrada dos agentes para orientar, localizar e eliminar qualquer focos de criadouros do mosquito e que as pessoas que apresentarem sintomas da dengue, chinkungunya ou zika devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Para mais informações, a população devem entrar em contato com o SEDE – Setor de Dengue da Saúde no telefones: (11) 4154-6785.


Créditos:
Fotos: Fabiano Martins
Texto: Renato Menezes Mtb 54.101


Notícias