SANTANA DE PARNAÍBA desponta como a 2ª cidade mais segura do Brasil

É o que aponta o Ranking Connected Smart Cities 2021. Além disso, o município permanece como o mais seguro da região metropolitana de São Paulo desde 2014, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado


Santana de Parnaiba, 13 de setembro de 2021

A cidade possui um efetivo de mais de 400 guardas que auxiliam na manutenção da segurança

Em Santana de Parnaíba, a segurança segue como prioridade, segundo o último levantamento divulgado pelo ranking Connected Smart Cities, da Urban Systems. O município desponta como o segundo mais seguro do Brasil, entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, resultado das políticas públicas e investimentos que são adotados pela prefeitura. Na metodologia aplicada na pesquisa foram avaliados 6 indicadores (homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, policiais/ habitantes, centro de controle de operações e monitoramento de áreas de risco) para chegar a classificação final com as notas variando de 0 a 6, sendo as cidades com notas mais próximas a zero consideradas com pior desempenho e as mais próximas de seis com os melhores resultados. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, do Centro de Liderança Pública - CLP, Santana de Parnaíba também aparece como a 2ª cidade do Brasil com menos homicídios entre os municípios de 100.000 a 149.999 mil habitantes. No indicador “mortes violentas intencionais”, que avalia a incidência de delitos como homicídio doloso, lesão corporal seguida por morte e latrocínio (roubo seguido por morte), o município é o segundo com o melhores índices entre as cidades do grupo 2, com pontuação de 96,79, ficando atrás apenas de Botucatu 97,59. Além das informações do CLP, no fechamento mensal da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que avalia a taxa de delito dos 39 municípios que compõem a região metropolitana, Santana de Parnaíba não só permanece como a mais segura desde 2014 como também apresenta reduções consideráveis em algumas incidências criminais. Os dados consolidados do mês de julho apontam para a diminuição de casos de roubo de veículo (25%), estupro de vulnerável (33%) e roubo de carga (66,67%) na comparação com o mês anterior. Já quando comparado os meses de maio, junho e julho de 2020 com o mesmo período deste ano, destaque para a baixa de 200% com relação aos casos de latrocínio e 50% em estrupro de vulnerável. Recentemente, a administração municipal também divulgou os dados do Infocrim, que apontaram uma redução de 14,5% nos casos de violência doméstica, mesmo em um cenário de pandemia.

Investimentos em segurança

A Guarda Municipal tem trabalhado intensamente na cidade com operações de serviços públicos, por meio de patrulhamento preventivo e comunitário 24 horas por dia, seguindo um modelo gerencial mensurado pelos indicadores criminais e com aplicações de estratégias adequadas, garantindo a sensação de segurança. Com um efetivo de mais de 400 guardas entre homens e mulheres, a GCM de Santana de Parnaíba possui um Batalhão localizado na região central da cidade e mais cinco inspetorias distribuídas nas macrorregiões, além de diversos setores. Os resultados que seguem ratificando o modelo de segurança adotado na cidade como referência e têm ligação direta com os investimentos feitos na pasta nos últimos 8 anos, como a implantação de iluminação de LED em 100% da cidade, a implantação da Delegacia da Mulher, os treinamentos e aparelhamento da Guarda Municipal, entre outros. E para seguir garantido o bem- -estar da população parnaibana, já estão previstos novos investimentos como: a aquisição de novas viaturas, implantação de 500 novas câmeras de monitoramento em todo o município, a ampliação do poder de fogo da guarda com novos armamentos, além da construção das novas sedes da Delegacia de Polícia, Batalhão da PM e Quartel da Guarda Municipal, que além de promover melhorias para a segurança gerarão economia aos cofres públicos com a locação de imóveis.

 

 

Créditos
Foto: Marcio Koch
Texto: Cíntia Almeida

           
Notícias