DICAS VERDES
Evite atropelamentos da fauna respeitando os limites de velocidade 

Os atropelamentos ocorrem em função de dois aspectos principais:

1º - A rodovia corta o habitat dos animais, interferindo na faixa de deslocamento natural da espécie ou em sua área de migração.

- Por isso é de extrema importância que os moradores e visitantes da região tenham cuidado ao circular ao redor de áreas verdes e respeitem os limites de velocidade. Aproveite seu trajeto para curtir a paisagem, protegendo-a.

2º - A disponibilidade de alimentos ao longo das rodovias, que serve de atrativo para fauna.

- Neste último caso, a presença de alimentos (grãos, sementes, frutas, plantas herbáceas, entre outros) na pista ou próxima dela, atrai os animais silvestres que têm tais hábitos alimentares, podendo resultar no atropelamento do animal. O cadáver pode atrair a presença de outros animais carnívoros, criando-se um ciclo de atropelamento.

Como agir: Caso presencie ou participe acidentalmente de um atropelamento de animal silvestre em Santana de Parnaíba, você deve entrar em contato com a Guarda Municipal Comunitária ou com o Departamento de Meio Ambiente, ou ainda com o Departamento de Zoonoses da Prefeitura.

Guarda Municipal Comunitária: 153
Departamento de Meio Ambiente de Santana de Parnaíba: 4622-7535 
Departamento de Zoonoses de Santana de Parnaíba: 4154-6889

Plante árvores nativas
A arborização urbana e os outros elementos existentes na maioria dos centros urbanos (postes de iluminação pública, fiações, telefones públicos, placas de sinalização entre outros) convivem em desarmonia devido à ausência de planejamento, tanto da arborização quanto dos outros componentes desse espaço. 

É muito importante ter variedade de espécies na arborização urbana, preferencialmente nativas, pois além de ser uma forma de proteger, difundir e valorizar a flora brasileira, irá favorecer a sobrevivência de animais que as usam como abrigo ou alimento. Assim contribui-se para o equilíbrio ecológico. 

As árvores em ambiente urbano estão submetidas a condições diferentes das oferecidas em seu ambiente natural, portanto é necessário utilizar espécies que ocorram naturalmente na região de plantio para que seu crescimento, adaptabilidade e desenvolvimento não sejam comprometidos.

Como agir: Sempre que for plantar uma árvore, escolher uma espécie nativa (natural da região). Também é importante estar atento ao porte e outros detalhes da espécie, como tipos de raízes, frutos e flores.

 

Algumas espécies nativas atrativas à avifauna da região:


Ingá


Canjerana
Capororoca Eritrina

Tesourão

Sabiá-laranjeira

Sanhaço-cinzento

Jacuguaçu
Como agir com o aparecimento de fauna silvestre
Ter tanta biodiversidade por perto tem muitos benefícios: ar puro, temperaturas amenas, belas paisagens, sons da natureza. Não é incomum o aparecimento de animais silvestres nos condomínios, escolas e empresas da região. Ao encontrar uma espécie da fauna silvestre, não se assuste, entre em contato com as autoridades competentes para que elas possam recolher e destinar adequadamente o animal. Todas as espécies têm seu papel no ciclo da natureza e contribuem para a qualidade de vida no meio urbano, por isso preservá-las é essencial.

Como agir: Em caso de aparecimento de fauna entre em contato com a Guarda Municipal Comunitária pelo número 153.

Licenciamento
     >>> Informações
     >>> Atividades
     >>> Documentos
Biodiversidade
     >>> O que é
     >>> Importância
     >>> Principais ameaças
     >>> No município
     >>> Combate ao tráfico
     >>> Dicas verdes
     >>> Divulgue
Informações
     >>> Legislação
     >>> Telefones
     >>> Fale conosco